A traição machuca. Descobrir que o parceiro ou a parceira é infiel é um dos momentos mais difíceis da vida de alguém. As emoções que surgem após a descoberta da infidelidade podem causar estragos no emocional de quem foi traído (e de quem traiu também!).
Vivemos cercados por situações assim. Seja na vida real ou em meios de entretenimento, encontramos casais feridos por uma traição e, com isso, algumas ideias “únicas” sobre o amor.
Por exemplo, uma mensagem que é corriqueiramente transmitida em filmes, livros e novelas é que o relacionamento que supera infidelidade é forte. “Nem isso foi capaz de abalar o laço entre os parceiros” é o que parecem dizer. Outra noção é que os homens traem mais que as mulheres, portanto, ela precisar perdoar o parceiro ou viver à espera de um deslize dele.
Muitas vezes, essas concepções moldam o pensamento das pessoas. Mas será que são mesmo verdadeiras ou ajudam a cuidar da saúde mental nessa situação difícil?
A mente de quem é traído
A pessoa traída pode responder a traição de diversas maneiras. A sua forma de enxergar a situação depende do sentimento nutrido pelo parceiro e do estado do relacionamento. No entanto, mesmo que este esteja péssimo, saber que foi traído nunca é fácil.
A traição simboliza quebra de confiança e ausência de respeito com o próximo. Afinal, existem maneiras de melhorar o relacionamento e de terminá-lo sem causar tamanho sofrimento emocional ao próximo. Então, por que o parceiro escolheu machucá-lo dessa forma?
Quando a infidelidade acontece, o traído passa por um período de luto. Como algo muito importante é perdido, o pesar é semelhante ao de quando alguém amado morre. As emoções são tão intensas que podem causar um trauma emocional.
Além disso, as crenças da pessoa traída em relação aos relacionamentos podem sofrer mudanças radicais. Ela pode passar a desacreditar no amor, não ver mais sentido no casamento ou em relacionamentos longos, ou crer que é impossível confiar em alguém de verdade. Seus sonhos, planos para o futuro e expectativas também são danificadas bruscamente.
Reações típicas à infidelidade
O processo de superação e de cura da traição tende a ser longo para a maioria das pessoas. Dependendo das reações da pessoa traída, pode ser menos dolorido e demorado. Porém, dificilmente é feito sem, pelo menos, um pouco de dor emocional.
O traído pode reagir com:
Raiva
A pessoa traída pode ser dominada por uma fúria cega, reagindo à descoberta com violência. Brigas físicas e verbais são esperadas quando a raiva é predominante. Dependendo da situação, a agressividade pode escalar e até mesmo causar uma tragédia.
É compreensível sentir raiva no momento da descoberta ou dias/semanas após o ocorrido. No entanto, ela precisa ser controlada para não prejudicar a pessoa traída nem quem traiu. Por mais que essa última tenha errado em trair, reagir com agressividade pode fazer o traído se arrepender de ações ou palavras ditas no calor do momento.
Descrença
Pessoas que descobrem a traição por meio de outras fontes, como amigos ou vizinhos, costumam reagir com incredulidade. Será mesmo que a infidelidade aconteceu? Como saber se fulano(a) não mentiu? A descrença também pode surgir quando a pessoa que traiu revela o que fez abertamente.
Mesmo quando há provas, como fotos e vídeos, o traído não quer aceitar a realidade. Afinal, ela causa dor. A imagem construída do parceiro é abalada ou totalmente destruída, refletindo na confiança da pessoa traída. Ela pode questionar as suas decisões, perguntando-se como não viu algo tão óbvio ou como escolheu ficar com alguém capaz de magoá-lo dessa forma.
Tristeza
A infidelidade no relacionamento é triste. Ela é sentida, sobretudo, quando o traído reconhece as suas perdas: o parceiro que tanto amava, a relação a que se dedicou e uma coletânea de planos para o futuro. A tristeza faz com que reflita sobre os momentos bons e se pergunte se conseguirá perdoar o outro. Ela pode causar depressão quando acentuada.
Culpa
Ser alvo de uma traição é tão complicado que a pessoa traída pode atribuir à culpa da atitude do outro a si mesma. Começa a pensar se não fez algo para afastar o parceiro e se não criou expectativas altas demais para o relacionamento, causando a situação desagradável.
Embora seja reconfortante criar desculpas para justificar o comportamento da pessoa amada, é importante reconhecer que cada um possui responsabilidade por seus atos. Ninguém deve assumir a responsabilidade por comportamentos ou decisões de terceiros.
A mente de quem trai
Por que as pessoas traem? Não é mais fácil terminar um relacionamento ou casamento ruim do que ser infiel e causar um sofrimento imensurável para o parceiro?
Me ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!
Instagram: instagram.com/andrea_oswaldostival/
Facebook: facebook.com/leiturasandreastival/
Ver em meu Canal