O CASAMENTO É UMA EMPRESA? ⋆ Andrea Stival



A administração de empresas já é reconhecida como uma carreira profissional há muitos anos. Apesar disso, administrar faz parte da vida humana, e não é nenhum exercício ilegal da profissão gerir o seu próprio negócio sem ser academicamente graduado.

Assim como em qualquer empresa, nossas finanças pessoais, nossos compromissos e até mesmo o nosso material humano são peças chaves desse quebra-cabeça e precisam ser bem administradas. Para isso, não é necessário nenhum estudo fundamentado em teorias Taylorianas. É essencial sim, sabedoria, percepção, conhecimento (principalmente o empírico, como dizia aquela velha frase “a vida é uma escola”), e principalmente, “talento para a coisa” se é que você me entende.

Pois é parceiro, aposto que todas essas habilidades são fichinhas perto de uma área específica do nosso cotidiano onde o sucesso é tão administrável quanto em qualquer empresa: O CASAMENTO.

Ah! O Casamento, podemos dizer que essa é a experiência pessoal que mais se aproxima da administração de empresas, e sabe por quê? Vou tentar explicar em 12 itens:

1 – A confiança, a transparência e a credibilidade é a alma do negócio.

2 – Se você não controlar bem o seu fluxo de caixa companheiro, a empresa quebra, e nenhum sócio vai querer continuar fazendo negócio com você.

3 – Planejamento ajuda, o combinado não sai caro nem barato, sai o combinado.

4 – Cortesia é fundamental. Se você não tiver um bom atendimento e não souber tratar bem as pessoas, o cliente vai embora e não volta mais. Experimenta um tratamento inadequado ao cônjuge?

5 – Tanto na empresa quanto no casamento, algumas atitudes excepcionais não são mais que obrigação de contrato, e como na maioria dos contratos, nada é muito claro e pode estar sujeito à diferentes interpretações.

6 – Reuniões periódicas e DR’s são absolutamente chatas, porém necessárias, em pró da melhoria continua.

7 – De tempos em tempos é preciso inovar, se você não souber se reinventar e oferecer novidades, a loja do lado tem.

8 – Promoções: Lembrar da sua empresa em datas comemorativas ou quando menos esperar oferecendo benefícios aumentam as chances de melhorar o seu faturamento. Surpreenda!

9 – Pós-venda: a durabilidade do produto está diretamente relacionada à qualidade. Vender algo aquém das expectativas deixará seu cliente insatisfeito e fará com que seu SAC trabalhe além da conta.

10 – Um erro pode trazer sérios prejuízos, e o reparo pode ser muito custoso.

11 – Os filhos são seus funcionários, as mesadas são os salários, ambos tem que fazer jus, porém os filhos não dá para demiti-los.

12 – Passe somente as horas necessárias com cada um, o que sobrar num lado pode faltar no outro, e daí, das duas uma, ou dá um rombo nas contas da empresa, ou a sua qualidade de vida vai para o beleléu.

Possivelmente existem inúmeros outros itens que ligam essas duas vertentes, mas não se preocupe, veja com bons olhos, administrar um casamento é uma arte, e tudo isso torna-se fácil se o que prevalecer for a DEDICAÇÃO, a VONTADE de fazer dar certo e o AMOR.

Me ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!
Instagram: instagram.com/andrea_oswaldostival/
Facebook: facebook.com/leiturasandreastival/

Ver em meu Canal